Memórias de como cresci com Seu Leo – I

Hoje, depois de levar Miguel pra tirar o gesso (e colocar de novo, porque afinal o que é fácil nesta família), paramos para almoçar num boteco – o adolescente ogro queria um prato feito.

A tv do boteco estava ligada no Globo Esporte e tinha um quizz-jogo com pessoas do Fluminense e do Vasco. Entre os representantes do Vasco, estava o homem, o mito, a lenda: Sorato, e foi impossível não lembrar do meu pai.

Ok, vocês provavelmente não fazem ideia de quem seja esse tal de Sorato. Mas lá pros idos do fim dos anos 80 e começo dos 90, Seu Leo, meu pai, levava as filhas ao estádio de São Januário para assistir os jogos. E Sorato era jogador do Vasco – numa época pós-Dinamite/Romário, quando Valdir Bigode era o ídolo. Não eram tempos fáceis para ser vascaíno. Como hoje.

Estávamos lá num domingo, jogo do Vasco pelo Estadual contra algum gigante do futebol carioca: acho que era o Bangu. E lá estava Sorato, caindo mais do que a Viradouro, sem fazer nada de útil no jogo. Lá pela 6a vez que ele caiu sozinho, bem na nossa frente, papai gritou:

“Não levanta não, fica aí que é pra ver se te substituem!”

Seu Leo não é de gritar, mas quando grita, se escuta de longe. E quem conhece São Januário, sabe que a distância entre público e campo não é grande, e estávamos bem na beirada. O jogador levantou, olhou bem na nossa direção, apontou para papai e voltou pro jogo.

Cinco minutos depois, 1 a 0 pro Vasco. Gol de quem? Sorato, que foi comemorar onde? Na frente de papai. O que Seu Leo respondeu?

“Não fez mais do que a sua obrigação.”

Aos berros.

(O pobre do Sorato não sabia, como minhas irmãs e eu sabemos, que papai NUNCA dá o braço a torcer)

capri

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s