Memórias de como cresci com Seu Leo – I

Hoje, depois de levar Miguel pra tirar o gesso (e colocar de novo, porque afinal o que é fácil nesta família), paramos para almoçar num boteco – o adolescente ogro queria um prato feito.

A tv do boteco estava ligada no Globo Esporte e tinha um quizz-jogo com pessoas do Fluminense e do Vasco. Entre os representantes do Vasco, estava o homem, o mito, a lenda: Sorato, e foi impossível não lembrar do meu pai.

Ok, vocês provavelmente não fazem ideia de quem seja esse tal de Sorato. Mas lá pros idos do fim dos anos 80 e começo dos 90, Seu Leo, meu pai, levava as filhas ao estádio de São Januário para assistir os jogos. E Sorato era jogador do Vasco – numa época pós-Dinamite/Romário, quando Valdir Bigode era o ídolo. Não eram tempos fáceis para ser vascaíno. Como hoje.

Estávamos lá num domingo, jogo do Vasco pelo Estadual contra algum gigante do futebol carioca: acho que era o Bangu. E lá estava Sorato, caindo mais do que a Viradouro, sem fazer nada de útil no jogo. Lá pela 6a vez que ele caiu sozinho, bem na nossa frente, papai gritou:

“Não levanta não, fica aí que é pra ver se te substituem!”

Seu Leo não é de gritar, mas quando grita, se escuta de longe. E quem conhece São Januário, sabe que a distância entre público e campo não é grande, e estávamos bem na beirada. O jogador levantou, olhou bem na nossa direção, apontou para papai e voltou pro jogo.

Cinco minutos depois, 1 a 0 pro Vasco. Gol de quem? Sorato, que foi comemorar onde? Na frente de papai. O que Seu Leo respondeu?

“Não fez mais do que a sua obrigação.”

Aos berros.

(O pobre do Sorato não sabia, como minhas irmãs e eu sabemos, que papai NUNCA dá o braço a torcer)

capri

Sobre talkativebookworm
Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: