Os cinco lançamentos brasileiros de 2014 que o fã de literatura fantástica precisa conhecer!

Ok. Vamos sair do óbvio?

Quem acompanha literatura fantástica no Brasil sabe que Raphael Draccon, Carolina Munhoz e Leonel Caldela tem livros novos lançados agora… E que lançamentos de Eduardo Spohr e André Vianco só ano que vem.

Isso significa que não teve outros lançamentos nacionais em 2014?

Muito pelo contrário, é aí que você se engana. Teve tanta coisa bacana aparecendo por aí que ficou até difícil acompanhar. Mas tem cinco que você não pode deixar de ler!

A torre acima do véu, de Roberta Spindler

Uma distopia juvenil, passada na América Latina, com personagens fortes e uma trama cativante. Miguel (meu filho de doze anos) pegou para ler pela capa agora no começo das férias e não largou. A Roberta é um dos nomes mais promissores da nossa literatura fantástica, vale a pena acompanhar.

Exorcismo, amores e uma dose de blues, de Eric Novello

Juro que Fantasia urbana é uma coisa complicada de escrever. Você pode pensar que não, afinal geralmente é alguém caçando monstros em um ambiente sombrio – e falando assim, é fácil, né? Mas como sair do lugar comum, como ser original, como trazer algo novo? Fazendo o que o Eric fez: com um universo bem construído e pensado, personagens cativantes, e uma trama que leva você pela mão a lugares estranhos e fascinantes enquanto escuta blues. É um dos dois melhores livros do ano, mas disso eu já sabia, pois o Eric é um dos meus escritores brasileiros preferidos.

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares

O outro melhor livro do ano é a estreia do escritor e professor gaúcho que ganhou o concurso da Fantasy. É o livro mais corajoso da literatura fantástica nos últimos anos, fazendo algo que muitos tentam (usar os clássicos da nossa literatura), mas que poucos conseguem fazer com a classe e a categoria do Enéias. Ele foge do óbvio tanto nos personagens quanto na forma narrativa. Outro autor para acompanhar com muita atenção!

As aventuras do vampiro de Palmares, de Gerson Lodi-Ribeiro

O Gerson é um dos mais importantes autores da ficção fantástica nacional e um dos mais produtivos. O vampiro de Palmares é um personagem com uma longa história, vem sendo publicado aqui e ali há anos e faltava uma coleção. O autor usa a mitologia e a história da América Latina como base para as desventuras de um ser imortal. Quem ainda não conhece a obra do Gerson, tem uma excelente oportunidade.

Flores Mortais, de Giulia Moon

A Giu (como seus fãs carinhosamente a chamam) é a grande dama dos livros vampirescos no Brasil, merecidamente. A escrita dela é delicada mesmo quando narra acontecimentos cheios de sangue e violência, e há um humor bastante peculiar nos seus escritos. Esse seu livro de contos traz várias histórias sombrias, inclusive no universo da Kaori, sua personagem mais conhecida. Assim como o livro do Gerson, uma boa porta de entrada para a obra da Giulia!

Sobre talkativebookworm
Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: