Minha mãe

Minha mãe cuidava de bois, de galinhas e de coelhos. Subia em árvores, fazia vindima e pisava uvas. Andava quilômetros para chegar na escola. Atravessou um oceano para chegar aqui.

E mesmo assim, casou com um alfacinha.

Gerou duas filhas, achou pouco e criou mais uma. Montou casa, formou uma família. Trabalhou dia e noite, noite e dia. Coisas de rotina de padaria.

Aliás, ainda trabalha. Quando fica em casa, ninguém tem sossego.

Minha mãe me fez estudar, porque não queria que ficasse atrás de balcão. Pagou inglês e escola cara. Mas nunca me deu mesada. Para me dar dinheiro, me colocou atrás do mesmo balcão que ela.

Para dar valor ao trabalho.

Tem orgulho das três filhas. Chorou quando eu me formei. E quando tirei o mestrado. E quando entrei no serviço público. E diz com orgulho que sou escritora, mas reclama que só escrevo contos.

Livro para ela tem que ficar em pé.

Agora, é avó. Tem dois netos, e um a caminho. A gente corta um dobrado para educar, ela vai e faz do jeito dela. Ser avó é mais divertido, diz. Mas quando fazem errado é com as mães que ela reclama.

Afinal, a responsabilidade é nossa.

Sim, é. E temos um modelo muito difícil de copiar. Ou de sequer chegar ao pés.

Parabéns, dona Marina. Queria ter metade da sua coragem e metade da sua força.

Fico contente em ser pelo menos ser sua filha.

Sobre talkativebookworm
Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

2 Responses to Minha mãe

  1. rudynalva disse:

    Ana!
    Parabéns por sua mãe.
    FELIZ DIA DAS MÃES!!!
    cheirinhos
    Rudy

    ” Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. “(desconhecido)

Deixe uma resposta

