George Martin e eu

Oi, pessoas.

Essas semanas tem sido confusas, agitadas e estressantes. Muito trabalho, Estevão de férias, falta de tempo para escrever.

Mas recebi a confirmação de uma boa notícia semana passada e gostaria de compartilhar com vocês.

Image

Fui convidada pelo Cesar Alcázar para participar dessa antologia, uma iniciativa maravilhosa de reunir o melhor na produção internacional de Espada & Magia com a nata da ficção fantástica nacional – e o Cesar achou que meu trabalho tinha gabarito para estar ali.

Sword & Sorcery talvez seja um dos rótulos mais antigos e conhecidos da Fantasia, um caminho que eu explorei pouco até hoje. Geralmente se passa em cenários desesperançados, com heróis sujos e motivos egoístas. Ninguém quer salvar o mundo, mas sim a própria pele. O grande nome é Robert Howard, criador do personagem-símbolo desse estilo, Conan da Ciméria.

Ooooooi, Conan. (OK, o filme é uma droga, mas o ator ficou ótimo)

Além de Howard, o livro conta com os nomes de Karl Edward Wagner, Fritz Leiber e Michael Moorcock (três autores que são essenciais na história da Fantasia, mas pouco conhecidos e publicados no Brasil), Saladin Ahmed (que lançou um romance de fantasia com clima mil-e-uma-noites) e um time brasileiro de dar inveja. Para coroar tudo, é a primeira vez que divido páginas com Max Mallmann, um dos meus escritores brasileiros preferidos.

A história ali contada faz parte do cenário do Grande Continente (antes conhecido como Finisterra), passando-se em um Portugal do século XIII que luta para expulsar os hassamitas de seu território. Jovens vão para a guerra, abandonando suas aldeias – e em uma delas, o pequeno lugarejo das Lameiras, próximo da vila de Ponte de Tábuas, a jovem curandeira Laurindinha se vê as voltas com decisões e mistérios envolvendo a Anta das Virgens.

Foi ótimo poder contar essa história, que me martelava a cabeça faz algum tempo. Tentei ser S&S sem ser muito presa ao que se espera do gênero, ou seja, fiz a minha releitura disso tudo do meu jeito. Só me resta esperar que vocês gostem.

Cada conquista dessas me dá um alívio, de estar conseguindo aos pouquinhos o meu lugar. Ralo bastante, enfrento muitas críticas – algumas bem injustas e de onde se menos espera – mas não desanimo. Se estou no meio de um time desses, não pode ser apenas por ‘conhecer as pessoas certas’, mas porque meu texto tem qualidades e eu não me escondo embaixo de uma pedra. Estou sempre colocando a cara a tapa e publicando onde tenho oportunidade.

E quem quiser conhecer mais sobre George R. R. Martin e o que acho do Mau Velhinho, não deixe de escutar o Literatus Cast 19, comigo!

 

 

Sobre anacristinarodrigues
Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

3 Responses to George Martin e eu

  1. Bem, como este é uma conquista MUITO grande, é bem capaz de termos poucos “parabénses” por aqui. Por isso, quero te dizer que tenho muito orgulho de você, que tem ido contra a maré dos romances e “megassagas” e feito em sua vida tantos contos.
    Você é ótima no que faz, a nossa estante não me deixa mentir. Chegará a hora em que você fará seu romance e se mostrará uma escritora de tudo, pois já produziu roteiros para cartilhas, histórias em quadrinhos, teses, ensaios e continua a surpreender com posts e comentários maravilhosos na Internet.
    Eu estou muito feliz de trilhar esse caminho da escrita e da arte ao seu lado, não poderia estar em melhor companhia.
    Parabéns, meu amor.

    Estevão.

  2. Você merece, Ana! E o conto é ótimo 😉 Como todos no livro. Os autores estão de parabéns.

    Vale lembrar que esse livro é uma parceria da Editora Arte & Letra, de Curitiba, com a Argonautas Editora, de Porto Alegre.

  3. Kaio says:

    Meus parabéns pela conquista! Que seja essa, a primeira de muitas numa sucessão incessante!

    Anseio muito por ler o conto!

Deixe um comentário

