E na Bienal de São Paulo…

… teremos a minha gloriosa, luxuriante e nababesca presença! TODOS OS DIAS!

Sim, meninos e meninas, estarei na Bienal de São Paulo a partir de amanhã, até o dia 19!

E o que irei fazer lá esse tempo todo?

Trabalhar, que vida de servidora pública é dura, mas vale a pena. (E autografar livros, no estande da Vermelho Marinho, O 69)

Estarei no estande da BN (M 40) comandando uma programação especial sobre literatura que está IMPERDÍVEL!

Chamei autores, editores, blogueiros, ilustradores, pesquisadores – e gente que é um e outro e aquele outro também – para bater-papo, ler suas histórias e trocar experiências.

As sessões começam na sexta-feira, a partir das 10:30 h e terão uma hora e meia de duração. É só chegar lá e participar com a gente. Estão todos intimados. 🙂

 

‘A nova literatura jovem brasileira’


Sexta-feira, dia 10 de agosto
10:30
Ana Cristina Rodrigues – A Fantasia e a História
Ana Cristina Rodrigues é escritora, historiadora e mãe, não necessariamente nessa ordem. Vive em Niterói, com o marido, o filho e um número sempre flutuante de animais diversos. Geralmente escreve fantasia histórica, mas também se aventura pela fantasia urbana, pela Ficção Científica e pelo Terror. É autora da antologia de contos curtos AnaCrônicas e organizou as coletâneas Espelhos Irreais (2009), O melhor do Desafio Operário (2009), Bestiário (2012), além de ter sido editora da Llyr Editorial. Tem contos publicados em várias coletâneas e sites no Brasil e no exterior.

15:00
Graciela Mayrink – A dura vida de uma jovem escritora
Graciela Mayrink Roldão nasceu em agosto de 1975 no Rio de Janeiro. É formada em agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). De 2002 a 2010 esteve à frente do site de automobilismo SuperLicença. Até Eu Te Encontrar é seu romance de estreia.

Sábado, dia 11 de agosto
10:30
Íris Figueiredo – O jovem, a vida virtual e o livro: uma relação amorosa
Íris Figueiredo é romântica, apaixonada por livros e música e também sonha com seu Príncipe Encantado. Nasceu em 1992, cresceu em São Gonçalo – RJ, e foi homenageada como cidadã exemplar do município em 2011. Graduanda em Comunicação Social pela UFRJ, é a organizadora do Clube de Leitura de SG e madrinha do Clube do Livro Instituto C&A. Uma das contistas em Meu Amor é um Anjo (2011) e autora de Dividindo Mel (2011),  trabalha com leitura crítica e mantém um blog sobre literatura jovem. Escreve suas ideias mirabolantes nas horas vagas. site http://www.literalmentefalando.com.br blog http://www.iris-figueiredo.blogspot.com

15:00
Clinton Davisson – Ficção Científica e educação: o projeto ‘Pensando o Futuro’
Clinton Davisson é formado em jornalismo pela UFJF, tem pós-graduação em Cultura Africana e Indígena pela FEMASS. Além de jornalista, é músico, roteirista e cartunista. Em 1999, lançou o romance Fáfia – A Copa do Mundo de 2022 juntando ficção científica e futebol com boas doses de humor. Em 2000, escreveu a novela ‘Hegemonia’ que ficaria com o 3º lugar no Prêmio Nautilus da revista Scifi News Contos. O conto se transformaria, sete anos depois, em Hegemonia – O Herdeiro de Basten, o primeiro da saga que mostra a história de uma civilização vivendo sob uma Esfera Dyson. Atualmente, é presidente do Clube de Leitores de Ficção Científica

Domingo, dia 12 de agosto

10:30
Rober Pinheiro – A diversidade na literatura fantástica
Rober Pinheiro é publicitário, tradutor e escritor. Cearense radicado em São Paulo, é autor do romance de fantasia Lordes de Thargor, o Vale de Eldor (2008) e de contos situados neste e em outros universos fantásticos. Participou, entre outras, das coletâneas Paradigmas IV (2010), Imaginários 3 (2010) , Medieval Sci-Fi (2010), Sagas, Vol. 1 – Espada & Magia, (2011), Histórias Fantásticas 2 (2011) , Fantasias Urbanas (2012), Bestiário (2012) e Paradigmas Definitivos (2012). É organizador do projeto A Fantástica Literatura Queer (2011 / 2012) e da coletânea Fragmentos do Inferno (2011). Escreve com uma frequência oscilante no blog http://roberpinheiro.blogspot.com e no site outracoisa.com.br

15:00
Carlos Orsi – Os desafios de escrever Ficção Científica para crianças e jovens
Carlos Orsi, natural de Jundiaí (SP) é jornalista especializado em cobertura de temas científicos e escritor. Já publicou os volumes de contos Medo, Mistério e Morte (1996) e Tempos de Fúria (2005) e os romances Guerra Justa (2011), Nômade (2011) e As dez torres de sangue (2012). Seus trabalhos de ficção aparecem em antologias, revistas e fanzines no Brasil e no exterior.

Segunda, 13 de agosto

10:30
Martha Argel – Entre bichos e livros
Martha Argel é autora de romances de vampiros e de coletâneas de contos de literatura fantástica; participou também de várias antologias. Além de escritora, é bióloga, doutora em Ecologia e especialista em Ornitologia. Trabalhou muitos anos como cientista e na área ambiental e escreveu livros de biologia e de ciências, para o ensino fundamental e médio, e diversos livros de educação científica.

15:00
Ana Cristina Rodrigues – Como se faz um livro

Terça-feira, 14 de agosto de 2012

10:30
Felipe Castilho – Megabytes, letras e boitatás

Felipe Castilho é de São Paulo, do ano de 1985, mas já tem alguns cabelos brancos. E fica feliz a cada fio novo que encontra na cabeça. Já se mudou de casa por mais de quinze vezes, e talvez por isso tenha virado escritor: a sua única residência fixa sempre foi a literatura. Publicou nas coletâneas de contos Réquiem Para o Natal (2008), Alterego (2009), VII Demônios – Avareza (2012) e Erótica Fantástica (2012). Seu livro de estréia, “Ouro, Fogo & Megabytes”, foi lançado em abril de 2012 pela Gutenberg Editora.


15:00
Sérgio Pereira Couto – A literatura policial hoje e sempre
Sérgio Pereira Couto é jornalista e escritor. Colabora regularmente com revistas de história e sites especializados no assunto. Foi editor e repórter de revistas de ciência como Ciência Criminal e Discovery Magazine, além de editor-assistente de revistas de tecnologia como PC Brasil e Geek!. Tem textos, artigos e colaborações publicadas nas revistas Galileu e Planeta. É autor de 35 livros, com mais de cem mil exemplares vendidos somente no Brasil, entre eles os romances Sociedades Secretas, Investigação Criminal, Renascimento e Help – A Lenda de Um Beatlemaníaco. Atualmente, além de escritor, divide seu tempo com palestras e cursos sobre os assuntos de seus livros, incluindo Sociedades Secretas, História do Rock, Curiosidades da História e Introdução Básica à Ciência Forense.

Quarta-feira, 15 de agosto de 2012

10:30
Bruno Anselmi Mantagrano – Como ler os clássicos
Bruno Anselmi Mantagrano é escritor e organizador de coletâneas de literatura policial. Atualmente, cursa o mestrado em Literatura pela USP.

15:00
Tomaz Adour – Os desafios de um editor
Tomaz Adour é carioca e editor-chefe da Usina de Letras/Vermelho Marinho, editora voltada à descoberta de novos talentos da literatura brasileira.

Quinta-feira, dia 16 de agosto de 2012

10:30
Ana Cristina Rodrigues – Revisitando clássicos: zumbis, vampiros, monstros marinhos e novas versões para velhas histórias

15:00
Sérgio Pereira Couto – Informação e diversão: literatura investigativa

Sexta-feira, dia 17 de agosto de 2012

10:30
José Roberto Pereira – Letras no Vapor: o movimento steampunk
Nasceu em 1982, na capital de São Paulo. Formado em Letras pela Universidade Mackenzie, atuou como pesquisador pelo SBPC e CNPQ, atualmente é redator e revisor. Teve contos publicados na coletânea Anno Domini – Manuscritos Medievais (2008) e Pacto de Monstros (2009), além do romance O baronato de Shoah (2011).

15:00
J.M. Trevisan – RPG, Fantasia e Literatura
J. M. Trevisan é escritor, tradutor e editor. Foi editor-assistente das revistas Dragão Brasil e Dragon Slayer. É co-criador do cenário de RPG Tormenta e dos personagens da HQ Holy Avenger (vencedora do Troféu HQ Mix). Foi também o responsável pelo roteiro de ‘Landau 66’, curta metragem selecionado entre os 10 finalistas do AXN Film Festival 2008. Atualmente é colaborador da revista Rolling Stone Brasil e escreve os episódios de Ledd, história em quadrinhos publicada online.

Sábado, 18 de agosto de 2012

10:30
Estevão Ribeiro – Quadrinhos para todos
Estevão Ribeiro, capixaba, é criador do personagem de quadrinhos Tristão, lançado nacionalmente pela Escala em 2001. Ganhou o 2º lugar do Prêmio Capixaba de Literatura na Categoria Juvenil com Contos Tristes em 2007. Seu 1ª romance, o autobiográfico Enquanto ele estava morto…,  foi selecionado pela Lei de Incentivo a Cultura de Vila Velha. Recebeu o Troféu HQMix de Publicação Infanto-Juvenil pelo álbum Pequenos Heróis. Tem dois volumes das tirinhas de ‘Os Passarinhos’ publicadas pela Balão Editorial, o romance de terror A Corrente pela editora Draco e o livro infantil O livro dos gatos pela Llyr. Atualmente, trabalha como jornalista e roteirista e mora em Niterói, RJ.

15:00
Marcelo Amaral – Escrevendo para os jovens
Marcelo Amaral nasceu em 1976 no Rio de Janeiro, onde mora e atua como designer gráfico e ilustrador. Formado em Desenho Industrial pela UFRJ, possui MBA em Comunicação e Marketing pela ESPM e é pós-graduado em Animação e em Ergodesign de Interfaces pela PUC-Rio. Em 2012 publicou seu primeiro romance, o infanto-juvenil Palladinum – Pesadelo Perpétuo.

Domingo, 19 de agosto

10:30
Ana Flávia Abreu – Mistérios, poderes e romance

Ana Flávia Abreu cresceu lendo romances nacionais. Imaginava cada detalhe narrado pelo escritor. Se transportava para o mundo fictício em que acontecia cada história e se apaixonava por todas elas. Estudou em colégio militar, onde tomou gosto pela grafia. Se formou em Direito mas o amor pela escrita foi maior. Suas melhores inspirações para escrever vieram durante as madrugadas, quase trocando o dia pela noite. Kôra – O Pressentimento do Dragão é sua estreia no mundo fascinante da literatura, seguido por Kôra e a masmorra de Atro.


15:00
Estevão Ribeiro – Como dar medo no mundo de hoje

Sobre anacristinarodrigues
Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

4 Responses to E na Bienal de São Paulo…

  1. Pingback: Lançamentos – Draco na Bienal do Livro de São Paulo 2012 « Blog da Editora Draco

  2. Pingback: Lançamentos – Draco na Bienal do Livro de São Paulo 2012 : Editora Draco

  3. Pingback: Finalmente saiu: Pequenos Heróis nos EUA! | Os Passarinhos

  4. Pingback: Palestra com Marcelo Amaral na Bienal de SP « Palladinum

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: