Retrospectiva livros de 2008 – I

Então.

Mestre Fábio Fernandes deu a deixa e eu preferi elaborar. Mas assim, começar um round-robin de ‘Ô, li 259 livros esse ano’ é meio chato, eu sou péssima pra listas e tal.

Vamos tentar – eu disse TENTAR – postar uma mini-resenha de um ou mais livros lidos nesse ano de 2008.

Comecemos por ums que terminei faz pouco tempo.

Orphans of Chaos de John C. Wright foi lançado em 2005 e disponibilizado gratuitamente pela Tor em formato digital no ‘ebook stravaganza’ que antecedeu o lançamento do portal (que é algo wunderbar). O livro, o primeiro da trilogia Chronicles of Chaos, parece ser mais uma fantasia de orfãos que procuram saber mais sobre suas origens.

[Spoilers mais a frente…]

 

[Eu avisei…]

O tchan da história são justamente essas origens. Amelia, Victor, Vanity, Colin e Quentin não são apenas pequenos órfãos, mas reféns em uma guerra antiga e feroz entre os Titãs e Olimpianos – eles são filhos de titãs, ou Saturnianos. Sim, o contexto que envolve a história envolve os mitos gregos clássicos (temperados aqui e ali com outras visões como a romana e a germânica). Embora as cinco crianças não sejam personagens centrais na mitologia, vários deuses aparecem, como Afrodite, Ares, Boreas, Hermes, Hefesto, além das raças mágicas, como sereias, ciclopes…

A história segue o rumo mais óbvio, que é o caminho que eles percorrem para descobrir sobre suas origens e como isso afeta a vida que tem. Por mais estranho que o orfanato aparentasse ser, com apenas cinco crianças impedidas de ter contato pleno com o mundo exterior, nada os preparou para estar no meio de uma trama envolvendo forças cósmicas – literalmente, já que alguns dos envolvidos moram fora da Terra.

Um dos pontos altos é que se a história aparenta ser de Fantasia num primeiro olhar, aos poucos vai misturando elementos de FC, como o conceito de múltiplas dimensões.  Um dos personagens tem a capacidade de operar na 4a dimensão e Wright constroe essa possibilidade de forma verossimel. Poucas vezes li uma explicação ficcional sobre esse paralelismo dimensional tão convincente – e coerente com o próprio universo narrativo. A própria lógica dos poderes de cada um dos personagens é algo bem tratado, já que são vistos como paradigmas: se o personagem vê o mundo de certa forma, ele responderá assim.

O autor também sabe como lidar com seus personagens. Orfãos ou não, titânicos ou humanos, mesmo sendo super-poderosos – que vão descobrir no decorrer do livro – as crianças são exatamente isso: crianças, passando pela díficil fase de crescimento que é o início da puberdade. Se os ‘ajudantes dos antagonistas’  (não são exatamente vilões) são meio caricatos, os seus chefes compensam – mesmo aparecendo pouco nesse primeiro livro.

Apesar do final ser frustrante, o ebook cumpriu sua missão e estou encomendando o segundo volume.

Sobre anacristinarodrigues
Eu trabalho numa biblioteca. Estudo História. Escrevo. Leio. Traduzo. Uma traça que fala, basicamente.

5 Responses to Retrospectiva livros de 2008 – I

  1. Lamed disse:

    Puuutz! Eu também baixei o livro na época, mas nem cheguei a folhear, não fazia a menor idéia de que tinha a ver com a mitologia grega! É, acho que tá mesmo na hora de botar ficção em inglês na minha rotina…

  2. Lamed disse:

    Ah, só pra constar (já que o WordPress usa o nick do meu blog): Lamed = Lúcio. 🙂

  3. talkativebookworm disse:

    Pois é, nada no livro – seja título, capa ou sinopse – leva a pensar nos mitos gregos. Fiquei bastante surpresa! Mas vale a pena, mesmo, até porque o cara escreve bem.

  4. Ana Carolina Silveira disse:

    A premissa desse livro me pareceu bastante interessante.

    Vamos ver se ele consegue desfazer minha preguiça crônica para ler em inglês…

  5. Fabio disse:

    Pô, Anevil, tu tá me sacaneando? 😀
    Fazer o que você tá fazendo é MUITO mais difícil do que a listagem que eu coloquei!!

Deixe uma resposta

