Um relato de um mês agitadissimo – e que ainda não terminou.

Ufa!

Finalmente, consegui parar um pouquinho para falar com vocês. Esse mês está sendo uma correria sem fim, já que estou participando do NaNoWriMo, finalizando a edição da Gastronomia Fantastica, revisando os originais de ‘Escrevi meu livro, e agora?’, além de estar envolvida com 3 outros projetos que irão fazer de 2011 um ano mais fantástico ainda (acho que a essa altura do campeonato, já podemos afirmar que o processo de consolidação da literatura fantástica no Brasil é irreversível e não uma ‘bolha’, felizmente!)

Para começar, o lançamento de Pequenos Heróis em São Paulo.

Se você ainda não conhece esse album do Estevão – ele roteirizou todas as histórias  e ainda co-editou o livro junto com o Mario Cesar – está perdendo uma das coisas mais legais dos quadrinhos brasileiros dos últimos anos. Afinal, é um conjunto de HQs feito para homenagear os heróis da DC. Ao contrário do que tem virado moda nos quadrinhos e na literatura daqui, as referências são claras, não tem necessidade de sair catando no Google para saber do que se está falando – e mesmo que você não saiba, as histórias são interessantes sozinhas. Vale a pena dar uma conferida na materia que saiu na Veja OnLine sobre o material. E tem uma história de brinde. :)

Bom, conseguimos aproveitar a FestComix para lançar o livro em São Paulo. No dia 16 de outubro, fizemos uma noite de autografos na livraria do Unibanco Artplex, na Rua Augusta.

Vitrine da Livraria

Pequenos Heróis na vitrine, foto roubada do Masquemario.net

A fila foi longa e 5 autores participaram. Além dos dois editores (o Mario também desenha a primeira história do livro), estiveram presentes o Leo Finocchi (da tira Nem Morto), Emerson Lopes (que ilustrou a história que aparece na matéria da Veja) e a Dandi – que é cosplayer e desenhista, coloriu uma história e está trabalhando num projeto misterioso com o Estevão.

Lançamento Pequenos Heróis SP 006

Um pouco da fila no lançamento

O lançamento foi um sucesso. Muita gente dos quadrinhos apareceu por lá, como Sidney Guzman, Guilherme Kroll e Fabio Catena, e os meus amigos da literatura fantástica também, como Eric Novello, Rober Pinheiro (e o Preto), José Roberto Vieira (com a Maya), Mushi, Andy Apochrifa, Fernando Trevisan (e a Roberta).

Lançamento Pequenos Heróis SP 004

Os quatro desenhistas no lançamento - a Dandi colorizou uma das histórias.

E no final da noite, quando davamos os ultimos autografos surge ele, Erick Santos, nosso editor na Draco, trazendo… A Corrente! Foi a primeira vez que tivemos o livro nas mãos, realmente emocionante.

Dia seguinte, atrapalhados com o horário de verão, quase chegamos atrasados na hora marcada para autografarmos na Festcomix! No fim, deu tudo certo, embora os meninos tenham autografado poucos exemplares – o album já estava esgotado na feira! Muita gente boa por lá, como Paulo Ramos, Danilo Beyruth, Zé Roberto Vieira, Andy ‘Apocrypha’, Cadu Simões e Fernando Trevisan.

Miguel estava presente e adorou, ficou simplesmente alucinado!

 

Miguel e Dandi, caracterizada como Vampira.

Sim, ele queria levar um desses para casa!

De volta ao Rio, era hora de nos prepararmos para o lançamento de ‘A Corrente’. Seguindo a tradição da editora Draco de não fazer apenas lançamentos, mas eventos, resolvemos trazer – até porque seriamos o primeiro lançamento carioca da casa editorial – um bate-papo temático, relacionado ao livro. O assunto? “Você tem medo de quê?”. E para ir lá conosco – na verdade, eu estava usando a minha identidade secreta de Cristina Rodriguez – chamamos duas pessoas que entendem do riscado: o Pedro Zumbrás Vieira, um dos responsáveis pela derrocada de literatura brasileira com seu ‘Memórias Desmortas de Brás Cubas’, e a Anny Lucard da Digital Rio FM, uma rádio online que toca… literatura fantástica brasileira.

Conseguimos estar todos ali quase pontualmente – um trânsito inesperado na Ponte quase nos fez perder a hora e a paciência com Miguel, o mais desesperado dentro do onibus parado. O enteado coruja fez questão de ir e estava preocupadissimo com a possibilidade de perder a hora. Mas no fim, tudo deu certo, chegamos a tempo.

Como vocês podem ver, o guri era o mais tenso da noite.

Dificil falar do bate-papo, afinal eu estava participando! Mas acho que tudo rolou muito bem. A Anny conduziu com leveza, apesar do nervosismo inicial. Começou naquele esquema de mesa redonda séria, mas depois passou a ser exatamente o que queriamos: um bate-papo sem aquela diferenciação rigida de quem fala o que e em que hora, com grande participação da platéia. Tem gente que teria um troço pela informalidade da coisa…

Anny e Pedro comprovando o clima descontraído da noite

Muitos e muito autográfos – tanto pro dono da noite quanto para o Pedro, Leo Finocchi e Emerson Lopes. Aliás, até eu autografei.

Fila

Estevão e Emerson autografando

Gostosuras para todos. Teve decoração temática de Halloween

Momento Pimpão

E eu ganhei... uma BOOKWORM! A Taíssa trouxe para mim!

Todos

Lançamento repleto de estrelas: teve Eduardo Spohr, Raphael Draccon, André Vianco, Carlos Patati, Rafael Lupo, Tomaz Adour, Emerson Lopes e Leo Finocchi, além dos participantes da mesa.

Tem outros dois relatos sobre o evento, da Anny e do meu padrinho Gerson Lodi-Ribeiro.

(O WordPress achou que tinha acabado. Ledo engano…)

A JediCon RJ para mim foi curtinha, com o medo de ficar ilhada pela chuva. E senti falta do clima de confraternização entre escritores que tivemos na participação do CLFC na JediCon RJ de 2008, em que fizemos uma grande festa.

Mas valeu por ter encontrado amigos como a Barbara da Usina de Letras, o querido Luís Eduardo Matta – o melhor escritor de thrillers do Brasil, junto com o Estevão, claro!, o meu físico predileto Daniel Dbohr Bezerra, o Henrique da AFERJ e por ter almoçado com o grande Clinton Davisson, o autor de FC mais polêmico de Macaé!

Clinton e eu ladeando R2D2

E logo na semana seguinte, começou a Riocomicon. Juro que tentamos de tudo para participarmos da festa da forma correta. Falamos com a organização que mandou que falassemos com a Travessa que… não nos deu lugar.

O que fizemos? Pegamos nossa mochila, juntamos o pessoal e colocamos os Pequenos Heróis em uma mesa. Foi no sábado, dia 13.

Plaquinha improvisada!

Quando eu disse 'mesa', era mesa mesmo. E ali atrás é um vagão de trem!

O lugar é sensacional – a estação é uma das mais bonitas, mais até do que a Central do Brasil e o fato de ainda ter os trens antigos lá parados aumentar a sensação de cyber-retro-steam do lugar. (Encontrei o Mestre Braulio Tavares por lá e ele também descreveu o lugar assim!)

Racionamento do espaço 3

A criaturinha de galocha do Ben10 é Miguel, o Tenso. Esse menino vai ter uma ulcera se continuar se preocupando assim...

Não posso dizer que tudo correu maravilhosamente bem. Tinha muita gente, conseguimos puxar mais uma mesa… Porém, os “Grandes do Eventos” iam ocupar o lugar. Resultado? Fomos jogados lááááá para trás e com uma mesa para dividir por 7.

Racionamento do espaço 4

Mas para quem estava com pouco espaço, esses dois estão muito folgados.

Muita gente passou por lá. A galera do Melhores do Mundo estava lá em peso – tanto os colunistas quanto os leitores, Mr. Rod Reis, Heitor Pitombo, Delfin, o já citado Braulio com o filho Gabriel… Entre muitos e muitos outros, que eu não vou lembrar o nome agora.

O grupo!

Ei, meninos! Sabem da última?

O grupo!

Vendemos tudo! Podem fazer a dancinha da vitória! (Emerson, Vitor Caffagi, Leo Finocchi, Mario, Estevão, Jaum e Raphael Salimena)

Iamos fechar com chave de ouro num final de semana inesquecível no estado de São Paulo, com a dobradinha JediCon – JundComics, mas a maratona cobrou seu preço. Estevão ficou de cama com sinusite  e teve que cancelar sua participação.

Mas eu já perdi a JediCon SP do ano passado e me arrependi. Então, esse ano decidi ir, mesmo que no bate-volta. Então, sábado de manhã estava lá na porta da FAPCON.

Preciso dizer que me diverti horrores? Toda vez que vou para São Paulo, fico querendo que inventem o teletransporte. Sei mais viver sem meu povo paulista não, gente!

(Ainda não tenho fotos, mas coloco aqui em breve!)

O evento foi divertidissimo, o clima estava ótimo e ainda conheci pessoalmente um bandigenti que só tinha contato virtual, como Georgette Sillen, a galera do Arena Fantástica e dona Debby Lennon. Ainda revi os amigos queridos Rober Pinheiro (e o Preto s2!), o Estronho Amado, o fofo Leandro Reis, o rei dos ETs Renato Azevedo, o hegemonico Clinton Davisson, a dama-morcega Giulia Moon, o argonauta Duda Falcão (agora atacando de editor e lançando uma coletânea sensacional), as lindas Mila Fernandes e Roberta Nunes, o Senhor das Noites Adoráveis Adriano Siqueira, os TarjaMen Richard Diegues- Gian Celli, o onipresente Silvio Alexandre, além do querido-além-dos-epitetos Sérgio Pereira Couto – que ainda me entrevistou para a AllTV. Apesar da certeza que falei besteira, quando for ao ar, eu aviso, tá?

E CLARO, o fofo editor draconiano-draconico Erick Santos que correu para levar um monte de livros e m fazer voltar carregada para casa. Quer ‘A Corrente’ autografado? Fale comigo. ;)

Pontos altos? A Orquestra? Os inumeros Darth Vaders? Os livros vendidos aos borbotões? O quase irresistível Mercado de Pulgas? A foto que quase custou a cabeça do R2D2?

Foi indescritível. E ainda tive o prazer de pegar em mãos meus exemplares de ‘Extraneus vol. 1 – Medieval Sci Fi’ e “À sombra do corvo”, livros que eu participo. Estão lindos, lindos, lindos!

(Quer ganhar um ‘Extraneus’? O Leandro tá com uma promo maravilhosa no blog dele! Quer o “À sombra do corvo”? Aguaaaaaarde!)

***

Nossa, agora acho que foi tudo. Espero que o WordPress não me sacaneie mais! E as postagens voltam ao normal essa semana, aguardem!

About these ads

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Trackback: Tweets that mention Um relato de um mês agitadissimo – e que ainda não terminou. « Talkative Bookworm -- Topsy.com
  2. Adriano Siqueira
    nov 22, 2010 @ 19:25:50

    Li a matéria toda
    achei muito legal! as fotos estão ótimas e é bom ver isso, ver que escritores autores estão em todo o Brasil mostrando o que sabem. Isso já vale muito! :-)
    adorei!!

    dri

    Resposta

  3. Joelma Nascimento
    jul 26, 2011 @ 16:32:57

    Adorei o cantinho de vocês aquie! Amei tudo que vi e li. Estão de parabéns.. Sou hiper iniciante neste assuntod e escritora; faço livros há 6 anos, mas nunca publiquei nenhum por muito medo mesmo… Quem sabe vcs não dão uma lida em algum livro meu e me dão uns toques? visitem meu WordPress que lá tem alguns trechos de alguns textos meu. Beijinhos e estarei sempre passando aqui pra ver as novidades. sz

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 3.862 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: